A SIPAD tem a satisfação de comunicar que a Procuradora da Universidade Federal do Paraná, Dora Lúcia Bertúlio, compõe a Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados, instituÃda em 17 de dezembro de 2020. A Comissão tem a finalidade de avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no paÃs. Leia aqui o documento.
Natural de Itajaà (SC), Dora Lucia é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com experiência em Direito Público, foi Procuradora da Fundação Cultural Palmares e atualmente é Procuradora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No ano de 2002, Dora Lucia assumiu a procuradoria da UFPR e a partir de então deu inÃcio ao trabalho coletivo que culminou na Resolução nº 37 de 2004, que colocou a Universidade entre as primeiras no Brasil a implementar a polÃtica de cotas.
Em 2017 ela foi homenageada como personalidade Afro-Paranaense pelo Governo do Estado do Paraná. E, em setembro de 2020, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, por unanimidade, a concessão do tÃtulo de cidadania honorária à procuradora da UFPR.
Este é um reconhecimento de sua trajetória de lutas por polÃticas públicas para a população negra. Especialmente, pelo direito de negras e negros ingressarem em universidades públicas.