Menu

2022

Negritude UFPR 2022

Marcha do Orgulho Crespo abre oficialmente o Negritude UFPR 2022 – 12 de novembro

Fonte: https://www.ufpr.brufpr/eventos/marcha-do-orgulho-crespo-abre-oficialmente-o-negritude-ufpr-2022-12-de-novembro/

Negritude UFPR, que acontece desde 2015, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organizado pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad/UFPR), em parceria com a Coordenadoria de Cultura (COC/UFPR), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFPR) e a Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM/UFPR). A comissão organizadora também conta com alunes da Universidade, instituições parceiras, setores, grupos e coletivos da comunidade acadêmica da UFPR e dos movimentos negros da sociedade civil organizada.

A programação do Negritude UFPR traz neste ano de 2022 uma programação plural e diversificada de temas que compõe o evento. A proposta permeia, em especial, novembro, mês da Consciência Negra, e busca promover o debate sobre a igualdade racial e a valorização da cultura negra. São 27 eventos já cadastrados, incluindo a abertura que acontecerá no dia 12 de novembro, com a marcha do orgulho crespo.

O Movimento Orgulho Crespo é um movimento nacional, iniciado em São Paulo. Em Curitiba, a Marcha do Orgulho Crespo – MOC acontece desde 2016, uma das pioneiras no movimento. E conta com o apoio da UFPR a partir do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB-UFPR desde a sua primeira edição. O objetivo do evento é proporcionar a reflexão sobre o racismo estético que afeta a construção de subjetividades, empregabilidade, a marcha tem o intuito de denunciar o racismo e também de conscientizar a população em geral e oferecer momentos de troca de informações, técnicas e cuidados para a população negra de Curitiba e região.

A organização do MOC em Curitiba a Marcha é composta por 3 momentos:

Pela manhã (9h-12h): Atividade para crianças e responsáveis sobre cuidado com crespos. Atividades práticas com tecidos, pintura facial, desenhos com temática negra, teatro, contação de histórias, desfile de Penteados Afro. Neste ano de 2022, além dessas atividades, terá uma Encontro de Trancistas no Espaço do Penteado Afro, com inscrição prévia e certificado, além de oficina de dança para todas as idades. 

No início da tarde (13h30-19h): Concentração para a caminhada na Boca Maldita e o percurso termina com um grande show na Praça Santos Andrade com artistas negros e negras de Curitiba.

Está prevista a participação do Reitor da UFPR, a partir das 17h30 às 18h30, por meio da cerimônia oficial de abertura do novembro negro UFPR.

Confira a programação completa nas redes sociais do evento: @marchaorgulhocrespocwb.

Ainda, durante a semana, de 08 a 11.11, outras atividades abertas ao público, acontecerão. O evento contará com lista de presença, e os participantes receberão certificado. Confira a seguir:

Título: Negritude no Saúde nas Mídias 

Descrição: Postagens semanais sobre filmes com personagens Negros da Área da Saúde;  Personalidades negras que atuam na área da saúde e Perfil dos Negros nas Profissões da Saúde, e duas Lives.

Organização: Setor de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, e Projeto de Extensão Saúde nas Mídias 

Local: Saúde Nas Mídias – UFPR, pelo instagram: @saude_nas_midias.

Contato: lualevale@gmail.com 

Título: Gênero Raça e Classe 

Descrição: Palestra de Segurança Pública e suas Relações Raciais e debate, seguido de Palestra de Gênero Raça e Classe e debate. 

Organização: Coletivo Negro Minervino de Oliveira 

Data: 8 e 9 de novembro, às 19 horas 

Local: Sala 405 – prédio D. Pedro II 

Contato: gabriel_ctb12@hotmail.com 

Título: WAKANDEF – relações étnico raciais na Educação Física 

Descrição: Encontro do Coletivo que tem como objetivo ampliar o conhecimento a respeito das relações étnico raciais através de rodas de conversas, debates de filmes, textos, vivências e experiências estéticas. 

Organização: Setor de Ciências Biológicas 

Data: 09 de novembro, às 11:30 horas 

Local: Auditório do Departamento de Educação Física – Campus Centro Politécnico, situado na Av. Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba.  

Contato: dripaula9@hotmail.com  

Título: CineLesbi em Debate: RAFIKI (2018) LESBIANIDADES NEGRAS EM FOCO 

Descrição: Após exibição do filme, formaremos uma roda de debate visando discutir essa produção audiovisual da qual contempla reflexões acerca das vivências de mulheres negras que amam outras mulheres.   

Organização: Setor de Educação UFPR 

Data: 11 de novembro, às 14 horas

Local:  Campus Rebouças – UFPR

Contato: 1998queirozarlane@gmail.com 

Após o dia 12.11, a programação do Negritude 2022 continua a acontecer. Em breve serão compartilhadas mais informações e detalhes a respeito.

Para acompanhar demais informações a respeito do evento, basta acessar: Negritude 2022.

Redes sociais oficiais: @sipad.ufpr.

Contato: negritudeufpr@ufpr.br.


UFPR abre inscrições para participação na programação do Negritude UFPR 2022 até 10 de outubro de 2022

Setores e entidades da comunidade interna e externa da UFPR têm até o dia 10 de outubro de 2022 para se inscreverem na programação do Negritude UFPR 2022. O evento acontece durante novembro, mês da Consciência Negra, e busca promover o debate sobre a igualdade racial e a valorização da cultura negra. Pessoas interessadas também podem participar de reuniões da organização e sugerir elementos para criação da identidade visual.

O Negritude UFPR, que acontece desde 2015, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organizado pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad/UFPR), em parceria com a Coordenadoria de Cultura (COC/UFPR) e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFPR). A comissão organizadora também conta com alunes da Universidade, instituições parceiras, setores, grupos e coletivos da comunidade acadêmica da UFPR e dos movimentos negros da sociedade civil organizada.   

Card com fundo laranja e uma textura em linhas na cor amarela. Na parte superior esquerda está a logo do Negritude UFPR 2022, que é composta por um punho cerrado. Abaixo o slogan deste ano: Raízes, saberes e lutas. Do lado direito está a arte composta por um círculo amarelado, no centro desse círculo há uma mulher negra cujo cabelo black power é composto por uma árvore. Na base desse círculo estão algumas ilustrações de flores e folhas. Na parte inferior estão as logos da UFPR, PROEC, SIPAD, MAE e do NEAB.

Depois de dois anos de medidas restritivas para prevenção da Covid-19, o evento volta a receber ações presenciais e acontece em formato híbrido. Em 2021, sob o tema “Olhares Insurgentes”, mais de 40 ações fizeram parte da programação on-line – entre elas, mesas redondas, apresentações musicais e teatrais, feira literária e publicações temáticas em redes sociais. 

Para participar da programação do Negritude UFPR 2022, é preciso seguir duas etapas. O primeiro passo é cadastrar a instituição ou órgão proponente da ação pelo formulário 1 (Cadastro de Setores em Entidades). Depois, preencher o segundo formulário para cadastrar as ações que sua instituição ou órgão promoverá (Cadastro de Ações). O prazo para inscrição é até o dia 10 de outubro de 2022. 
A organização do Negritude UFPR 2022 divulgará os eventos nas mídias sociais da SIPAD e PROEC. A programação geral também será divulgada nas mídias da UFPR. Busca-se, assim, potencializar o alcance de cada uma das ações a serem realizadas durante o novembro negro. 

Participação coletiva 

Interessades também podem participar das reuniões da comissão organizadora, presencial ou virtualmente. O próximo encontro do Negritude UFPR acontece no dia 29/9, quinta-feira, às 17h00, no Gabinete da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD/UFPR) – localizada no Prédio Histórico da UFPR. Para quem vai participar on-line, a reunião acontecerá via plataforma Teams por este link

Visibilidade negra 

Segundo censo do IBGE/2010, negros, negras, pardos e pardas são 56% da população brasileira. Apesar do número expressivo, esta faixa da população ainda sofre com a naturalização de ideologias racistas – que promoveram a hierarquização de grupos étnicos ao longo da história. E é neste cenário que a UFPR articula ações que contribuem para ampliar a participação da população negra em todos os âmbitos da sociedade com oportunidades iguais, conforme o Plano Nacional da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010). Apesar no evento acontecer apenas em novembro, a partir de 2022 o Negritude UFPR busca se consolidar como ação continua durante todo o ano.  

Mais informações pelo e-mail: negritudeufpr@ufpr.br

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR