Políticas de Gênero e Diversidade

Coordenadora: Professora Dayana Brunetto

O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual – NGDS da SIPAD atua na prevenção das violências de gênero nos espaços e tempos da Universidade Federal do Paraná, por meio da realização de ações formativas para prevenção e da promoção do debate sobre as diferentes e legítimas possibilidades de se experienciar a sexualidade e de se fabricar os corpos em termos de gênero. Atua também no acolhimento das vítimas de violências de gênero, disponibilizando acompanhamento psicológico, além de encaminhar e acompanhar as denúncias. Entendemos as violências de gênero como as diversas formas de preconceito e atitudes discriminatórias que tem as diferenças de gênero e sexualidade como alvos preferenciais. As violências de gênero nem sempre são explícitas e se apresentam com as mais variadas formas. São variantes de machismo, misoginia, sexismo, anti-feminismo, lesbofobia, homofobia, bifobia e transfobia que se interseccionam com outros marcadores sociais da diferença, tais como raça, etnia, deficiência, geração, territorialidade, classe social, religiosidade, dentre outras produzindo mais violências e exclusão. Além disso, organiza e produz materiais de apoio pedagógico em parceria com os movimentos sociais organizados e grupos de pesquisa.

Sabe-se que as violências de gênero não são novidade em uma sociedade machista, misógina, sexista, anti-feminista, lesbofóbica, homofóbica, bifóbica, transfóbica, racista, capacitista, com preconceito geracional, xenofóbica, elitista e intolerante em relação as religiões de matriz africana. Como a universidade não é uma ilha, essas violências se fazem sentir desde há muito tempo em seus espaços e tempos.

No entanto, na gestão de 2016-2020, a UFPR decidiu enfrentar as violências de gênero, com ousadia e resistência, criando um espaço institucional para acolher e acompanhar as vítimas e para encaminhar as denúncias e coibir as práticas violentas. Com 109 anos de existência, foi somente aos 106, que a UFPR assumiu um posicionamento em relação as violências de gênero. A UFPR e a SIPAD não compactuam com qualquer tipo de violência. A SIPAD é um lugar institucional que atua continuamente para produzir uma universidade livre de preconceito e discriminação. O NGDS trabalha todos os dias para construir a UFPR como um espaço seguro, especialmente para mulheres e população LGBTI.

O NGDS funciona no prédio histórico da UFPR, na praça Santos Andrade, em Curitiba. A SIPAD trabalha de forma muito próxima da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE da UFPR. Nos campus do interior e litoral do Estado, a SIPAD conta com as/os técnicas/os da PRAE para dar o suporte e encaminhar o acolhimento das vítimas, além de encaminhar as denúncias.

O contato com o NGDS pode ser feito pelo e-mail gdssipad@gmail.comr ou pelas redes sociais: Facebook, na página SIPAD UFPR Instagram @sipad.ufpr Mais informações podem ser encontradas no nosso site sipad.ufpr.br e pelos telefones (41) 3310-2699 ou (41) 99637-7420. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa.