Ações 2022

Abril Indígena

A fim de fortalecer o compromisso com a pauta indígena e reafirmar sua presença na UFPR, o programa cultural  Abril Indígena conta com eventos presenciais e virtuais organizados pelos próprios estudantes indígenas, por meio do recém formado Coletivo dos Estudantes Indígenas da UFPR (CEInd) em colaboração com diversas unidades da Universidade. Os encontros são ocasião para ampliação e fortalecimento de conexões entre esses estudantes e as comunidades e organizações às quais se vinculam, e propiciam um momento de visibilidade às expressões artísticas e intelectuais dos povos indígenas no Brasil, fazendo com que suas contribuições se concretizem como um dos alicerces para a construção de uma Universidade cada vez mais inclusiva e plural.

Quer saber mais sobre esta programação? Acesse aqui.

Card com fundo verde água e detalhes em amarelo claro. Na parte superior esquerda, o título: "hashtag" Abril Indígena UFPR 2022. À direita, está a logo do Coletivo dos Estudantes Indígenas da UFPR. Abaixo, à direita, há a foto de um cesto indígena, ele é feito de palha, assemelha-se a um vaso e tem algumas listras nas cores: verde, pink e amarelo. A foto foi extraída do arquivo do MAE-UFPR. Ao lado, estão as seguintes informações: Lançamento do vídeo com o Coletivo de Estudantes Indígenas da UFPR; Produção: Projeto Comunicar Direitos; Data: 25/04; Horário: 17 horas e Local: Sala educativa MAE-UFPR, Santos Andrade, 50 - Subsolo.

Arte: Bia Vieira;
Descrição da Imagem: Letícia Portela.

Aldeando a Universidade: o coletivo de estudantes indígenas na UFPR – versão em Libras

Fazer pessoas e fazer direitos: diálogos entre antropologia e direito

O evento de extensão Fazer pessoas e fazer direitos: diálogos entre antropologia e direito propõe abordar  atos, processos e procedimentos de feitura de pessoas e de direitos em distintos contextos etnográficos, a partir de pesquisas realizadas na Universidade Federal do Paraná. Como aparecem os direitos e seus “titulares” nas imaginações e práticas burocráticas (como as de delegacias e tribunais) ou reivindicatórias (como dos movimentos quilombolas ou dos terreiros)? Tomando como fio condutor essa triangulação entre produção da ‘pessoa’, distribuição das ‘humanidades’ e fazeres da ‘justiça’, a presente edição do projeto Comunicar Direitos pretende aprofundar o necessário diálogo entre o campo antropológico e o jurídico. Inscreva-se aqui para participar do evento e receber a certificação.

Card com fundo mostarda. No espaço do título, está escrito: Projeto Comunicar Direitos - 28 de abril,  às 16 horas - Mesa: fazer pessoas e fazer direitos: Diálogos entre antropologia e direito. Local: Sala de Videoconferência do Setor de Ciências Jurídicas, 3º andar do prédio histórico da UFPR. No centro do card, encontram-se os expositores e a mediadora, são eles: Ciméia B. Bevilaquia, professora titular do Departamento de Antropologia e do PPG em Antropologia e Arqueologia da UFPR; Eduardo Almeida, pesquisador - NAPER-UFPR e mestre em Antropologia-UFPR; Judit Gomes, doutora em Antropologia e pesquisadora associada ao NAPER; Thiago A. P. Hoshino, professor de Filosofia do Direito e Metodologia da UFPR. Mediadora: Marcela Guedes, mestre em antropologia. Na base, estão os logos: UFPR, SIPAD, NEAB, NuCA, Pós-graduação em Antropologia e Arqueologia, Faculdade de Direito e CCONS.

Para uma maior aproximação com a discussão proposta, sugerimos a leitura dos textos indicados pelas autoras/es expositoras/es:

Ciméa Barbato Bevilaqua – Artigo: Pessoas não humanas: Sandra, Cecília e a emergência de novas formas de existência jurídica. (2019)

Judit Gomes da Silva – Subcapítulo da tese Etnografia de um direito: o estabelecimento de uma política de acesso de quilombolas à Universidade Federal de Santa Catarina. itens 4.2 O Programa Bolsa Permanência a 4.2.2 Noções políticas de pessoa quilombola: de quem são os direitos?: páginas 185 a 205. (2020)

Thiago Hoshino – Subcapítulo da tese O direito virado no santo: enredos de nomos e axé. Item 2.1 – Orixá quer terra: páginas 120 a 159. (2020)

Eduardo Almeida –

Seminário 8 de Março

Organização: NGDS/SIPAD, NuCA/SIPAD e Projeto Comunicar Direitos

14:00 Abertura: Graciela Bolzon de Muniz (vice-reitora), Maria Rita César (PRAE), Paulo Vinícius Baptista da Silva (SIPAD), Dayana Brunetto (NGDS/SIPAD), Lauren Machado Pinto (PRAE) e Lucia Helena Alencastro (COC/PROEC)

14:30- Mesa Abrindo Caminhos: trajetórias de mulheres na UFPR/SIPAD

Local: Sala 101, primeiro andar do Prédio Histórico

Com a participação da profa. Andrea Oliveira Castro (CUIA), da profa. Adriana Inês de Paula (coordenadora do NAPNE), da profa. Dayana Brunetto (coordenadora do NGDS), de Judit Gomes da Silva (coordenadora do NuCA), da profa. Megg Rayara Gomes de Oliveira (coordenadora do NEAB), de Nathállia Savione Machado (coordenadora da CPA), Silvia Lima Amorim (Acolhe/SIPAD) e da profa. Valeria Floriano Machado (coordenadora do Projeto Amei ).

15:30 Coffee Break

15:45-Mesa O que eu fiz para estar aqui? Representatividade de estudantes mulheres na UFPR e de coletivos feministas.

A mesa conta com a participação das estudantes Ariane Domborovski, Bruna Lopes, Maria Inês Carvalho, Helena Vicente, Jucelaine da Costa Antunes e Hilanna Dalitza Santiago Ferreira; e de Léo Ribas (CMDM) e Elza Campos (Frente Feminista de Curitiba )

designer gráfica: Sarah Scholz Dias e Bia Vieira
ilustrações: @angelinabambina e @nadezhda