Por Gustavo Henrique Thomaz Ramos*
Nos sábados de 26 de junho e 3 de julho, acontecerá o II Congresso Internacional de Inclusão, Deficiência e Acesso a Direitos, que se propõe a refletir novas dinâmicas educacionais, pedagógicas e polÃticas, que vêm se consolidando no campo da inclusão, deficiência e acesso a direitos, sobretudo, frente à pandemia. O evento será realizado digitalmente e contará com a participação de seis paÃses (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e México) e professores de diversas universidades latino-americanas. A representante do Brasil será a UFPR.
No dia 26 de junho a Prof.ª Graciela Bolzón de Muniz, Vice-Reitora da UFPR, e a Prof.ª Josele Bucco Coelho, Pró-Reitora de Graduação, abordarão sobre as Ações de PolÃticas de Inclusão e Acessibilidade na UFPR. Já no dia 03/07, a Profa. Laura Ceretta Moreira, Coordenadora de Inclusão e Diversidade na SIPAD, discorrerá sobre as PolÃticas e Práticas Educacionais Inclusivas na Universidade, tanto no cenário nacional como na UFPR.
Para mais informações sobre esse congresso, que certamente será muito proveitoso para a discussão da inclusão de pessoas com deficiência, clique aqui.Â
Você sabia que a SIPAD possui um núcleo que trabalha visando a inclusão de pessoas com necessidades especiais? Trata-se do NAPNE, cuja atuação se dá através de ações de acolhimento e acompanhamento, psicológico e acadêmico, para pessoas com necessidades especiais, e organização de cursos formativos nas áreas de acessibilidade e inclusão educacional, entre outras. Ficou curioso e quer saber mais sobre o NAPNE? Confira as páginas do núcleo no Facebook, e no YouTube, ou ainda clique aqui, para acessar a página institucional.
Gustavo Henrique Thomaz Ramos é bolsista do Núcleo de Comunicação da SIPAD e estudante de Letras Português/Inglês.
Tags: Boletim