O “Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social – Pesquisa e Extensão” (PIBIS) da Fundação Araucária vem sendo desenvolvido pela Fundação Araucária desde 2005, a UFPR participa do referido Programa desde 2006, o que tornou possível a participação anual de um número que variou entre 130 e 240 estudantes, em programas e projetos de extensão e pesquisa, em diversas áreas de conhecimento, nos diversos campi da UFPR. O Programa constituiu-se como interdisciplinar, com resultados importantes em termos de inclusão social, promoção educativa, cultural, científico/tecnológica e política, ao articular os/as estudantes à extensão e pesquisa.
O programa tem por objetivo a formação de recursos humanos para a pesquisa e extensão, direcionadas a temas de interesse social; de favorecer o acesso dos estudantes ingressantes no ensino superior por meio do sistema de cotas na cultura acadêmica; e de promover a inserção destes estudantes em atividades científicas, tecnológicas e/ou de inovação.
O programa é lançado por meio de edital da Fundação Araucária sempre na metade do ano, e após a aprovação do referido projeto pela Fundação Araucária da UFPR, por meio da SIPAD lança seu edital de inscrição de projetos e bolsistas, conforme critérios de inscrição e seleção, que são para alunos cotistas. A vigência do projeto com as referidas bolsas, são de 12 meses e cada projeto pode selecionar até dois bolsistas, e cada professor pode propor até dois projetos diferentes. Nos últimos dois anos tivemos uma redução da quantidade de bolsas devido ao ingresso de mais universidades concorrerem ao edital, e as bolsas precisaram ser distribuídas. A Fundação Araucárias por anos não aumenta o número total das bolsas, por este motivo reduz nas universidades, pois divide-se com mais universidades a mesma quantidade de bolsas.
A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), posta em funcionamento em 2018, passou a ser responsável institucional pelo desenvolvimento, na UFPR, do “Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social – Pesquisa e Extensão” (PIBIS) da Fundação Araucária. Os objetivos da SIPAD e do PIBIS se somam e é com este espírito de ampliar o papel social de promoção de pesquisa, extensão e ensino de forma articulada com a promoção da equidade que se efetiva a realização de um evento específico de “Diversidade e Inclusão Social”. A SIPAD tem como missão propor, fortalecer e concretizar políticas de promoção de igualdade e da defesa de Direitos Humanos, visando o desenvolvimento de ações afirmativas; do reconhecimento da diferença e da diversidade; do atendimento aos direitos de pessoas com necessidades especiais, com deficiência, altas habilidades/superdotação, surdos/as, negros/as, indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, povos do campo, mulheres, LGBTIs, migrantes, refugiados/as, solicitantes de refúgio ou portadores/as de acolhida humanitária, apátridas e outros grupos histórica e socialmente subalternizados, no âmbito acadêmico, pedagógico e institucional da comunidade da UFPR.
Entre 2006 e 2009 foram realizados eventos específicos do PIBIS (então PAAF), com apresentação dos bolsistas de resultados de suas pesquisas e projetos extencionistas. No período de 2010 a 2018 foi realizado apresentações de trabalhos na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR, onde são contempladas apresentações de ensino, pesquisa e extensão, e também estão aqui as apresentações do PIBIS. Em 2019 na semana de ensino, pesquisa e extensão, onde foi contemplado o 27º EVINCI 12º EINTI 18º ENAF 18º ENEC, e então foi criado o 1º EDISPE onde retoma estas ações de forma mais abrangente e incorporado na SIEPE. O diálogo entre os conhecimentos trazidos por estudantes negros/as, periféricos/as, indígenas, quilombolas e os conhecimentos produzidos e difundidos na pesquisa e extensão possibilitaram a UFPR ampliar seu papel de formação ao mesmo tempo científica e cidadã, atuando para uma relação transformadora entre a Universidade e a sociedade.
O momento de recrudescimento de políticas educacionais no ensino superior e na educação básica, com grandes cortes orçamentários, aumenta o desafio a que a UFPR não se furta, de ampliar a qualidade de forma articulada com a inclusão social, o desenvolvimento de políticas afirmativas que possibilitam melhora de condições para grupos subalternizados e o respeito aos Direitos Humanos.
Profº Dr Paulo Vinícius Baptista da Silva, Coordenador do PIBIS e Superintendente da SIPAD
Rosangela Gehrke Seger, Servidora Assistente de Administração, Assessora do PIBIS, Doutoranda em Educação