Menu

Dia Internacional das Línguas de Sinais

Por Gustavo Henrique Thomaz Ramos*

Hoje (23/9), comemora-se o Dia Internacional da Linguagem de Sinais. Para celebrar a data em que se comemora a LIBRAS e as outras línguas de sinais usadas ao redor do globo, resolvemos re-divulgar um artigo sobre os topônimos da LIBRAS, produzido pelo bolsista egresso do PIBIS Ítalo Rullian Webster Urbanski, em co-autoria com Daiane Ferreira (Mestre em Tradução pela UFSC) e André Nogueira Xavier (Doutor em Linguística pela Unicamp e docente no curso de Letras Libras da UFPR).

O artigo, intitulado “Contribuições aos estudos toponímicos da Libras através da análise de sinais que designam cidades brasileiras”, apresenta o resultado da análise de 888 topônimos (palavras que indicam lugares) da Libras, que designam cidades brasileiras em 14 estados, e, também, regiões administrativas do DF.

A pesquisa de Urbanski, Ferreira e Xavier, através da compilação de informações dos topônimos da Libras em banco de dados, demonstrou que a maior parte deles são empréstimos da Língua Portuguesa, e dentre esses empréstimos, a “combinação de letras do alfabeto manual de Libras que remetem às letras iniciais do topônimo escrito em português com outros parâmetros fonológicos da Libras” se configurou como o tipo de empréstimo mais frequente.

Confira na íntegra o artigo, publicado na Revista de Ciências do Léxico “GTLex”, clicando aqui. O trabalho também foi traduzido para Libras, como você pode conferir no vídeo abaixo.

Card para Divulgação do Dia Internacional das Línguas de Sinais: Fotografia com filtro azul.  
A foto apresenta uma professora ensinando LIBRAS a um aluno. A professora é uma mulher negra, de cabelos cacheados, que faz um sinal da LIBRAS com a mão. O aluno é uma criança branca, de cabelo curto. Ele faz o mesmo sinal de LIBRAS que a professora está fazendo. Os dois encontram-se numa sala de aula e sentam-se um de frente para o outro. Existe também uma mesa entre eles, na qual encontra-se uma folha, onde está escrito uma letra “A” maiúscula. No Rodapé do Card, encontra-se, em destaque, a data celebrada: 23 de setembro – Dia Internacional das Línguas de Sinais. Os logos da SIPAD e da UFPR, encontram-se sobre dois retângulos de pontas arredondadas brancos, no topo da imagem.
Arte: Bia Vieira
Card de Divulgação do Dia Internacional das Línguas de Sinais.  

Imagem gráfica de fundo branco, onde encontram-se informações sobre a população Surda e sobre a linguagem de sinais no mundo. As informações encontram-se dentro de retângulos de cor azul. No primeiro retângulo, localizado no título, lê-se: “De acordo com a Federação Mundial de Surdos, existem cerca de 70 milhões de pessoas vivendo com surdez.” No segundo retângulo, no centro da imagem, continua-se a informação do retângulo anterior: “80% delas estão em países em desenvolvimento.” No terceiro retângulo, localizado ao lado do segundo, lê-se: Segundo a ONU, existem mais de 300 variantes usadas em interpretações com sinais no mundo. Ao lado desse retângulo, encontra-se escrita em letras pequenas, verticalmente dispostas, a fonte da informação: ONU News - 23/09/21. No rodapé, em destaque, repete-se o nome e a data da celebração em questão.

*Gustavo Henrique Thomaz Ramos é estudante de Letras Português/Inglês na UFPR e bolsista do Núcleo de Comunicação da SIPAD.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2025 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR