André Victorino Mindoso. Os assimilados de Moçambique: da situação colonial à experiência socialista. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandro Dantas Trindade.
Cassius Marcelus Cruz. ENTRE GIROS E CAPOVAS: Política do Movimento e Território no Quilombo João Surá. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Maurício Paiva Andion Arruti.
Viritiana Aparecida de Almeida. DISPUTA DISCURSIVA EM TORNO DAS IDENTIDADES MESTIÇA E NEGRA NOS SERIADOS ‘SEXO E AS NEGAS’ E ‘MISTER BRAU‘. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nelson Rosario de Souza.
Rita de Cassia Moser Alcaraz. Políticas de leitura para a infância no município de Curitiba: o livro como direito à promoção de igualdade racial. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.
Thaís Regina de Carvalho. Diversidade étnico-racial na Educação Infantil: análise de um sistema privado de ensino. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.
Megg Rayara Gomes de Oliveira. O diabo em forma de gente: (R)Existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPR, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Rita de Assis César.
Wellington Oliveira dos Santos. Políticas educacionais antirracistas Brasil e Colômbia: estudo comparado.. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.
José Antonio Marçal. POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS ENTRE 2002 e 2012: PROCESSOS E SENTIDOS NA UNB, UFPR E UFBA. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.
Débora Cristina de Araujo. LITERATURA INFANTO-JUVENIL E POLÍTICA EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS DE RACIALIZAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE). 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.
José Alessandro Cândido da Silva. Políticas de Educação Escolar Indígena e a Formação de Professores Indígenas no Estado do Acre. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.
Sérgio Luis do Nascimento. POLÍTICAS DE ENSINO RELIGIOSO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS NO BRASIL. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.
Jandicleide Evangelista Lopes. Política da Secretaria de Estado da Criança e Juventude do Panará no período 2007-2010: referenciais cognitivos e normativas. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.
Arleandra Cristina Talin do Amaral. A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.
Luís Thiago Freire Dantas. Filosofia desde África: perspectivas descoloniais. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marco Antonio Valentim.
Lucimara Koss. Imigrantes europeus, migrantes brasileiros e quilombolas na Colônia Federal Ivaí-PR durante a primeira metade do século XX. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Alberto Medeiros Lima.
Hilton Costa. O navio, os oficiais e os marinheiros: as teorias raciais e a reforma eleitoral de 1881. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) – Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Alberto Medeiros Lima.
Fernando Franco Netto. População, escravidão e família em Guarapuava no século XIX. 2005. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Carlos Alberto Medeiros Lima.
Maísa Cardoso. ANÁLISE DE NEGOCIAÇÕES DE IDENTIDADES SOCIAIS EM DISCURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cloris Porto Torquato.