Menu

Sipad promove curso de extensão para bolsistas do programa Pibis sobre Políticas Afirmativas

Por Felipe Reis*

A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará, entre os dias 1 de abril e 20 de junho, um curso de extensão obrigatório como parte da formação dos estudantes contemplados pelo Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social – Pesquisa e Extensão (Pibis) da Fundação Araucária.

O objetivo das aulas é proporcionar a reflexão e analisar as políticas afirmativas para as diferentes áreas de atuação da Sipad evidenciando as ações voltadas aos grupos com fragilidades socioeconômicas.

O curso possui carga horária de 40 horas e será realizado de forma semipresencial com materiais e atividades assíncronas pela plataforma da UFPR Virtual e sete encontros presenciais.

Serão cadastrados todos os bolsistas selecionados e que estão atuando no edital 2022/2023 – PIBIS/FA. Os estudantes que já fizeram o curso nos editais anteriores, precisarão realizar novamente. Pois é uma oferta diferente que visa a continuidade dos estudos sobre as políticas inclusivas e afirmativas. O certificado deste workshop e o relatório final da bolsa que deve ser  entregue ao final do período de vigência e são pré-requisitos para o recebimento do certificado da bolsa ao final.

A frequência mínima para os alunos nas atividades do curso é de 80%, mediante a presença nas aulas e realização das atividades propostas no AVA. Cada atividade tem uma distribuição de carga horária e porcentagem de frequência, se o cursista não realizar alguma das atividades, será descontada a porcentagem de frequência. O descumprimento das tarefas pode levar à perda do direito à certificação ao final do curso e participação em editais futuros.

Imagem gráfica com fundo na cor  vinho. Ao centro da imagem, em branco: Curso de formação em políticas inclusivas e afirmativas. Esse título é circundado pelos logotipos das áreas de atuação da SIPAD. As logos aparecem na seguinte ordem: de migrantes e refugiados, de indígenas, de gênero, da Comunidade Surda, de Inclusão, de negros, de quilombolas, da comunidade LGBTI e diversidade, da área de apoio e acolhimento de denúncias.

O Programa nasceu como interdisciplinar, com resultados importantes em temas de inclusão social, promoção educativa, cultural, científico/tecnológica e política.

Curso de Extensão “Formação em Políticas Inclusivas e Afirmativas”

Período: 1 de abril até 20 de junho

Local: Sala 232 A Prédio Rebouças Horário: das 9h às 12h

Informações: pibis@ufpr.br

*Felipe Reis é estudante do curso de jornalismo e bolsista do NuCA.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR